quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Crianças



Ontem uma amiga estava comentando o quanto ama as crianças:


"porque são puras de sentimentos, alegres, não são maldosas...
não fazem zombarias nem gozações..."




Fiquei pensando nisso...

Nas queridas crianças das mais variadas idades.



Desde os bebês, que estão descobrindo o mundo
e que riem por tudo e por nada.
Riem porque o cachorro lhes lambe o rosto;
porque o brinquedo caiu e fez um barulho esquisito;
porque alguém lhes faz cócegas.

A criança sabe viver cada dia com intensidade.

Quando vai a uma festa, não se importa com a roupa,
nem com o que será servido.
O que deseja é estar com os amigos e brincar.
Amigos que podem ser de longa data.
Amigos que pode fazer na hora,
simplesmente a partir de um convite tentador:
Quer brincar comigo?

Ao final do dia, depois das brincadeiras,
das risadas, o estômago diz que é preciso comer.
E todos os que fazem parte dessa privilegiada faixa etária
chamada infância vão à mesa.
Com gosto e com vontade.
Cachorro-quente, brigadeiro, bolo, suco.
Tudo serve para se deliciar.
E todos eles comem com os olhos, com as mãos,
antes mesmo de levarem à boca o alimento.

Criança é assim.


Faz cada coisa a seu tempo e com prazer.
Brinca, come, descobre as mil delícias
de viver cada momento.

A criança dá lições de vida todos os dias.

Não foi por outro motivo que a sabedoria nazarena afirmou
que todo aquele que desejasse entrar no Reino dos Céus
deveria se assemelhar a um menino.

É porque a infância enfrenta os perigos,
os desafios, com a certeza da vitória.


Criança não pensa que será um fracasso.

Ela joga para ganhar, ela canta para agradar,
ela busca a proteção dos braços do amor para se abrigar
e se entrega, em totalidade.

Adormece nos braços do aconchego,
sem se preocupar se o hotel tem três ou cinco estrelas,
se o quarto que lhe foi dado é pequeno ou grande.






Quando você olha dentes-de-leão,
vê ervas daninhas invadindo seu quintal?

As crianças vêem flores
e sopram a penugem branca
pensando em um desejo...

Quando você vê um velho mendigo que te sorri,
vê uma pessoa suja
que provavelmente quer dinheiro... e se afasta?

As crianças vêem alguém sorrir para eles
e sorriem de volta
.

Quando você ouve uma música e gosta...
se não sabe cantar
então se senta e escuta?

As crianças sentem a batida e dançam.
Cantam e se não sabem a letra,
criam a sua própria.

Quando você sente um forte vento em seu rosto,
esforça-se contra ele?
Sente-o atrapalhando seu cabelo
e empurrando para trás enquanto anda?

As crianças fecham seus olhos, abrem seus braços
e voam com ele, até que caiam a rir pela terra.

Quando olha uma poça de lama você dá a volta?
Vê sapatos enlameados e tapetes sujos?

As crianças se sentam nela.
Vêem represas para construir,
rios para cruzar e bichinhos para brincar.

Quando você reza, diz "Tu e Vós"
e concede-me isto, dai-me aquilo?

As crianças dizem,
"Olá Deus!
Agradeço por meus brinquedos e meus amigos.
Por favor, mantenha longe os maus sonhos hoje à noite.
Eu ainda não quero ir para o céu.
Eu sentiria falta de minha mãe e de meu pai...
E se entregam ao sono, dizendo ainda:
Deus, obrigado pela vida.

Eu só queria saber se as crianças nos foram dadas
para as ensinarmos ou para aprendermos com elas.

Eu recomendo que você aprecie as pequenas coisas da vida
porque um dia poderá olhar para trás
e descobrir que eram grandes coisas grandes...

E, para finalizar, desejo a você
grandes poças de lama

E muitos dentes-de-leão!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

escreva sua opinião ou seu comentário na janela e depois escolha uma identidade, abaixo. Para colocar seu nome, clique em NOME/URL. Se não, clique em ANONIMO. Obrigada, Pile